Agosto mês do desgosto? Não com a WelHome!

Você já ouviu falar que “agosto é o mês do desgosto”? E que agosto é o mês do cachorro louco? Essas são algumas crenças comuns a respeito do oitavo mês do ano. Ele ainda carrega consigo a “fama” de ser mais longo que os outros. Mas, será mesmo que é assim que funciona? A seguir vamos falar um pouco sobre isso.

Mês do desgosto: entenda de onde surgiu essa fama

Engana-se quem pensa que a fama de agosto ser o mês do desgosto é recente. Lá atrás, no século 1, os romanos já acreditavam que esse mês não trazia bons ventos. Eles acreditavam que nesse período um dragão cuspindo fogo cruzava os céus e isso era um sinal de má sorte. Na verdade, o que acontece é que, no mês de agosto, a constelação de Leão fica mais evidente e pela posição do sol, causava o efeito visual avermelhado no céu. 

Alguns séculos mais tarde, foi a vez dos portugueses trazerem sua contribuição para a crença de que agosto é o mês do desgosto. No período das grandes navegações, o oitavo mês era conhecido como “um mês do desgosto para casamentos”, pois, em geral, as embarcações partiam neste mês.  Sendo assim, as noivas evitavam casamentos nesse período. Pois, além de “perderem” a viagem de lua de mel, também existia o sério risco da nova esposa ficar logo viúva.

Ao longo do tempo, a expressão foi reduzida apenas para “agosto, mês do desgosto” e ampliando seu significado de que o período seria negativo também em outras áreas. 

Agosto “cachorro louco”

Para quem conhece o interior do Brasil, já deve ter ouvido essa frase. Por coincidência ou mudanças climáticas motivadas pela transição entre estações, é mais comum que as fêmeas dos cachorros entrem no cio nesse período do ano. Com isso, os machos costumam disputar entre si pela atenção delas, gerando um maior número de brigas nesse período.

Essas disputas podem envolver cães de rua, o que significa não ter vacina em dia, esses embates tendem a aumentar a transmissão da raiva canina. Por um dos sintomas mais comuns da raiva nos cães ser a boca espumando, dando a impressão que eles estão loucos, o mês acabou ficando conhecido como cachorro louco.  

Entenda a sensação de agosto ser o mais longo do ano

Outra crença que você já deve ter ouvido (e até mesmo sentido na pele) é de que o mês de agosto parece ser mais longo. E essa é uma sensação que pode ser provocada pelo próprio calendário: agosto é antecedido por julho, mês das férias e que tem 31 dias. 

Coincidentemente, agosto é o mês de retorno às atividades comuns, sem feriados programados, e também com 31 dias.

Portanto, a sensação de ser um mês mais longo do que os outros acaba ocorrendo.

Historicamente, veja os desgostos de agosto

Da mesma forma que existem crenças dizendo que agosto é o mês do desgosto, a história também traz importantes (e tristes) episódios.

Foi em agosto que Hitler se tornou líder na Alemanha, no ano de 1934. Já em 1945, nos dias 6 e 9 deste mês, foram feitos os ataques a bomba nas cidades de Hiroshima e Nagasaki. 

Na história do Brasil, também é um mês com marcos importantes, como o suicídio de Getúlio Vargas, que aconteceu em 24 de agosto de 1954. Sete anos mais tarde, no dia 21, o presidente Jânio Quadros renunciou. Já em 1976, houve o falecimento do ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, depois de um acidente de carro em agosto daquele ano.

No entanto, em defesa do mês de agosto, não existe uma análise se, de fato, aconteceram mais eventos negativos do que positivos no período. Inclusive, agosto é o mês que se celebra a vida de grandes artistas, como a rainha do pop, Madonna, e Caetano Veloso. 

Com a WelHome, agosto não tem desgosto

Aqui na WelHome seguimos acreditando que agosto não precisa ser o mês do desgosto! Inclusive, em comemoração prévia ao dia dos pais compartilhamos um post com memórias de viagens em família.

Para aproveitar o mês que tem essa sensação longa e te convidar a tirar alguns dias de descanso em família, disponibilizamos um super cupom de desconto: use o diadospais10 no momento da reserva e garanta 10% OFF em qualquer viagem feita no mês de agosto. 

E se você precisa de um help para encontrar um destino bacana para sua família, veja algumas ideias de viagem curtas pelo estado de São Paulo mesmo. 

*Cupom válido para todas as casas disponíveis no nosso site, nas reservas com check-in e check-out realizados dentro do mês de agosto de 2023.

Compartilhe com amigos

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Outros Posts