Pré check-in: como fazer a vistoria do seu imóvel de temporada


Dentre as diversas etapas que englobam o mundo da administração de hospedagens, algumas delas são fundamentais para manter um bom atendimento e qualidade. Sem dúvidas, uma das que são indispensáveis é a de vistoria do imóvel de temporada. Esse processo demanda tempo e dedicação, principalmente em acomodações que possuem um alto fluxo de hóspedes.

Durante essa fase é preciso seguir os passos à risca, isso permite a experiência positiva do hóspede que está chegando. Além disso, é necessário ter uma boa administração de tempo, para que a vistoria seja feita entre o check-out de um hóspede e o check-in do outro.

Pensando nisso, preparamos esse artigo com o passo a passo a ser conferido durante a vistoria dos imóveis de temporada. Ao longo deles, explicamos detalhadamente os cuidados a serem tomados para a preservação do imóvel e para a satisfação do cliente. Continue a leitura a seguir!

O que é a vistoria do imóvel de temporada?

Primeiramente, é importante entender que o processo de vistoria do imóvel de temporada existe não só para preparar o ambiente para o hóspede, como também para assegurar o anfitrião. Ou seja, é nesse processo que fazemos uma verificação minuciosa e comparamos com o que está documentado. 

O objetivo principal dessa etapa é inspecionar se tudo está no lugar, se houve algum dano, mau funcionamento ou problema durante a hospedagem finalizada naquele dia. Para isso é necessário verificar hidráulica, elétrica, mobiliário, utensílios e tudo o que engloba aquele local. 

É importante ressaltar que todos esses parâmetros devem ser verificados de maneira clara e honesta, para não responsabilizar o hóspede pelo desgaste natural da acomodação. Do mesmo modo, caso haja algum problema, ambas as partes devem tratar de forma justa e transparente. 

O que verificar durante a vistoria do imóvel de temporada e quem pode fazer

Quando um hóspede termina o período de hospedagem, é provável que em breve outro vá começar a sua estadia. Portanto, a fase de vistoria do imóvel de temporada tem três funções principais: se certificar que a pessoa anterior deixou tudo como recebeu, verificar se tudo que foi prometido ao hóspede que está chegando está ali e assegurar que o patrimônio do anfitrião está seguro e conservado. 

Sendo assim, existem duas vistorias, que, dependendo da rotatividade de hóspedes, você pode fazer ao mesmo tempo: 

  • Vistoria inicial: É a fase realizada antes do hóspede fazer o check-in. É o momento em que verificamos se tudo que consta no anúncio está ali e documentamos o estado do imóvel para comparar com a próxima vistoria. Por exemplo: testamos as luzes da casa, eletrônicos, eletrodomésticos, tomadas e torneiras. Nesse momento, também verificamos se a geladeira está limpa e vazia, nos certificamos do bom funcionamento do Wi-Fi e anotamos o estado do mobiliário.
  • Vistoria final: Aqui, utilizamos as informações da vistoria do imóvel anotadas no check-in. Fazemos essa etapa logo após o check-out do hóspede para que seja feita a verificação de que tudo está como foi entregue. Além disso, é importante fazer essa checagem logo após a saída das pessoas que se hospedaram. Assim, caso seja constatado algum problema, seja feito imediatamente o relato e a resolução dele. 

Para a vistoria, é possível alguns caminhos. O anfitrião pode optar por fazer a vistoria por conta própria, selecionar alguém de confiança para fazer ou deixar por conta de uma empresa de administração de casas de temporada, como é o caso da WelHome. O importante é que a pessoa que tiver essa missão, a execute com atenção e responsabilidade. 

Passo seguinte: o momento de boas-vindas aos hóspedes

Após fazermos todas as verificações e documentarmos todos os detalhes, é hora de dar boas-vindas aos hóspedes. Essa janela de tempo entre o check-out e o check-in também serve para prepararmos tudo para quem vai chegar. Então, é o momento de caprichar na apresentação e arrumação. 

Depois de testarmos toda a parte estrutural, elétrica, hidráulica e funcional do imóvel, chega a etapa em que focamos na organização do espaço. Portanto, foque em trocar as roupas de cama, toalhas, tapetes, tire o lixo, repor amenidades, lavar banheiros e deixar a acomodação pronta para receber seus novos visitantes.  

Muitos anfitriões preferem contratar uma empresa de limpeza para fazer essa parte do pré check-in, já que a vistoria do imóvel de temporada é trabalhosa e demanda tempo. Otimizar o tempo de troca de hóspede é essencial para garantir a excelência da administração do imóvel e evitar situações embaraçosas.

Deixa que a WelHome cuida dos detalhes para você!

Cuidar da administração de hospedagens não é uma função fácil! Principalmente quando o assunto é a fase de vistoria do imóvel de temporada, precisamos ter tempo e disposição para manter tudo em ordem. Apesar dessas etapas serem trabalhosas, são elas que permitem o bom funcionamento de tudo, além de manter a acomodação conservada.

Entendemos que não são todas as pessoas que possuem esse tempo e disposição para lidar com essas etapas. Por isso, a WelHome tem uma equipe preparada e treinada para lidar com essas burocracias. Você não precisa se preocupar com nenhum desses detalhes e pode deixar essa responsabilidade com a gente!

Conheça os nossos planos e escolha o que mais combina com o seu estilo de vida e necessidade. Além de cuidarmos do seu imóvel de temporada como se fosse nosso, administramos a comunicação com os hóspedes e utilizamos técnicas para maximizar os ganhos com seu patrimônio nesse mercado. Fale com a nossa equipe e venha para a WelHome!

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