Aluguel de temporada: regras básicas para os anfitriões nesse modelo de negócio

Com o aumento da busca por casas de temporada e sites de administração desse tipo de imóvel, trouxe junto o crescimento da popularização desse negócio. Diversos proprietários de imóveis, foram motivados a investir no aluguel de temporada, um negócio lucrativo e em alta no mercado.

Deste modo, muitas pessoas entraram para esse negócio sem experiência, “caindo de paraquedas” nesse modelo de negócio. Em outras palavras, muitos novos anfitriões acabam não seguindo regras básicas, o que pode afetar negativamente a popularidade da sua acomodação. 

Ao longo desse artigo, vamos explicar essas regras básicas para anfitriões que estão entrando para o mundo do aluguel de casas de temporada. Daremos dicas e falaremos dos pontos primordiais para que o aluguel de temporada seja lucrativo e bem sucedido para você. Boa leitura!

Informações corretas e verdadeiras em anúncios

Uma das principais regras básicas para os anfitriões é a exatidão do anúncio, fornecer informações verdadeiras e que condizem com a realidade evita a frustração do hóspede. A regra é simples: quando uma expectativa é criada no hóspede, obviamente ele vai esperar que essa expectativa seja atingida. 

Ou seja, não fantasie em seus anúncios, deixe todas as informações claras e garanta que sejam exatas e verdadeiras. Desta forma, você deixa claro o que seu hóspede deve esperar da sua acomodação e evita problemas durante a hospedagem e após esse período, com avaliações e pontuações nas plataformas. 

Seguindo esses passos você vai permitir que seu imóvel mantenha uma boa avaliação e terá um bom relacionamento com seus hóspedes, evitando situações desconfortáveis e constrangedoras. Assim, a popularidade do seu imóvel vai crescer naturalmente e com base em informações verdadeiras.  

Algumas informações primordiais para os seus anúncios: 

  • Fotos nítidas e de todos os cômodos do imóvel;
  • Informações exatas de endereço;
  • Amenidades oferecidas;
  • Todos os equipamentos do imóvel e seu estado de uso;
  • Percurso do começo ao fim (fachadas, portas de entrada, escadas e todos o detalhes);
  • Todos os pontos importantes próximos do imóvel (supermercados, bancos, bares etc).

Cancelamento e responsabilidade sob a locação por parte dos anfitriões

Um segundo ponto importante é permitir que as reservas aconteçam em datas em que a acomodação esteja realmente disponível. Esse ponto também é uma das regras básicas para os anfitriões, já que cancelar a reserva pode causar problemas nos planos do hóspede. Portanto esteja atento a real disponibilidade do imóvel para que essa situação não aconteça.

Apesar de cancelamentos por parte dos anfitriões serem raros, imprevistos podem acontecer. Desta forma, existem políticas de cancelamentos em todas as plataformas de aluguel de temporada, justamente para evitar situações desconfortáveis para ambas as partes. Vale lembrar que cancelamentos por parte do anfitrião podem possuir algumas penalidades. 

Lembre-se que o aluguel de temporada é um negócio, portanto seja profissional no processo de locação. Se atente a disponibilidade, estado e organização do imóvel. Trate o hóspede como um cliente, sendo respeitoso em todas as etapas. Não o veja como um conhecido ou amigo. Isso pode gerar situações complicadas durante a estadia. Portanto, o hóspede deve ser respeitado e receber o que lhe foi ofertado, com qualidade e responsabilidade. 

Comunicação entre anfitrião e hóspede

A comunicação com o hóspede pode ser um grande desafio para alguns, mas sem dúvidas é um dos pilares para um negócio bem sucedido. Investir em uma comunicação bem feita com o hóspede, é uma regras básicas para os anfitriões. 

Quando for se comunicar com seus hóspedes sempre preze por ser franco, tenha curiosidade e se aproxime da pessoa que irá se hospedar no seu imóvel. Além disso, seja solícito, educado e esteja a disposição para ajudar com dúvidas. 

Isso também vale para caso surja uma situação negativa entre você e o hóspede, como por exemplo, em casos de divergência de informações no anúncio ou a acomodação não condizer com as fotos. Caso esse tipo de situação surja, seja paciente, educado, reconheça seus erros e foque em resolver o problema. 

Deixe que a WelHome cuida dos detalhes do seu imóvel de temporada 

O aluguel de casas de temporada é um negócio com muitos detalhes, por isso isso pode ser complicado para quem está começando. Seguir essas regras básicas para os anfitriões pode ajudar muito a ter um bom norte de como ter uma boa conduta e fazer do seu imóvel um sucesso. 

A WelHome pode cuidar desses detalhes de gestão do seu imóvel de temporada, como anúncios, qualidade de fotos, atendimento ao hóspede, entre outros detalhes, o que pode facilitar muito fazer parte deste negócio. Mas lembre-se que a responsabilidade dos envios corretos das informações, fotos e agenda de disponibilidade ainda é do proprietário.  

Conheça nossos planos e torne o negócio de aluguel dos seus imóveis para temporada muito mais leve e lucrativo. Possuímos planos que permitem que os proprietários desfrutem da liberdade e lucratividade. 

Deixe a gestão da sua casa de temporada com a WelHome!

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