Experiências imperdíveis: roteiro para o Rio de Janeiro

Preparar um roteiro para o Rio de Janeiro pode ser uma tarefa mais desafiadora do que parece. A Cidade Maravilhosa oferece tantas boas experiências, pontos turísticos e atrações, que pode gerar dúvidas na hora de escolher qual deles visitar durante a sua viagem. 

Neste artigo elegemos pontos turísticos imperdíveis para você visitar durante a sua viagem, tem de tudo um pouco. Selecionamos praias, atividades culturais e atrações famosas. Tem opções para todos os gostos e tempos de estadia, para você aproveitar cada canto da cidade. 

Assim, te ajudamos a conhecer o melhor que o Rio de Janeiro tem para oferecer, com um roteiro objetivo e recheado de atrações imperdíveis. Sua viagem vai ser inesquecível, confira todas as dicas a seguir!

Melhores Praias do Rio de Janeiro

As estrelas do Rio de Janeiro sem dúvidas são as praias, que se destacam pela beleza exuberante, a areia quentinha e um marzão lindo. Além disso, o pôr do sol único da capital fluminense é único. A orla é ótima para quem gosta de passar longas horas tomando sol, acompanhado do famoso mate e do biscoito globo, também símbolos da cidade maravilhosa.

Definitivamente escolher qual praia adicionar no roteiro para o Rio de Janeiro, dentre as dezenas que ele tem a oferecer, não é tarefa fácil. Por isso, abaixo selecionamos as nossas favoritas para você aproveitar a capital carioca.

  • Copacabana:  um dos principais cartões postais do Rio, ela é ótima para banhos de mar. Além disso, conta com excelente estrutura em seu entorno. Importante: é bom chegar cedo para garantir seu lugar na areia;
  • Barra da Tijuca: ela tem o mar perfeito para surfista. Na areia, muitos pontos para beach tennis, vôlei, frescobol e outros esportes. A praia é limpa e tranquila;
  • Recreio dos Bandeirantes: com muitos bares pé na areia, infraestrutura completa, muito limpa ela é conhecida por receber competições famosas de surf e bodyboarding.
  • Ipanema: a Pedra do Arpoador é quem recepciona esta região. Ipanema é muito boa para banhos de mar e praticar esportes, na água e areia, além de ter uma vista de tirar o fôlego.

Centro Histórico: precisa estar no seu roteiro 

O centro da capital fluminense é um lugar que precisa estar no seu roteiro para o Rio de Janeiro. Ele é história pura, afinal, a cidade já foi capital da Corte Portuguesa. Por isso, o Centro Histórico é cheio de prédios históricos, igrejas e museus que valem muito a visita. 

Por isso, dedicar um tempo para fazer um passeio pela área central da cidade vai te proporcionar um ponto de vista único da cidade. O melhor é que boa parte delas são bem próximas, então os passeios podem ser feitos a pé, se você preferir. Confira alguns deles:

  • Confeitaria Colombo: lembra os cafés de paris e é cheio de delicias no cardápio. O ambiente é um charme a parte;
  • Theatro Municipal: a arquitetura linda com belos mármores e recheada de história é o que marca o local. Além disso, é possível realizar visita guiada;
  • Real gabinete Português de Leitura: estantes até o teto cheias de livros e arquitetura maravilhosa, um passeio imperdível para os amantes da leitura;
  • Igreja da Candelária: um dos cartões-postais do Rio ela tem sua estrutura imponente e conhecida por ter sido palco de casamento de figuras famosas como Cláudia Raia e o cantor Belo;
  • Museu Nacional de Belas Artes: além de estar cheia de quadros históricos, possui telas de artistas famosos como Portinari e Iberê Camargo.


Pontos turísticos diversos imperdíveis

Anteriormente, conseguimos resumir a riqueza de pontos turísticos que o Rio de Janeiro possui, desde as praias até as igrejas históricas e museus. Ainda assim, as atrações não param e um roteiro para o Rio de Janeiro completo é aquele que você aproveita um pouco de tudo que esse destino tem a oferecer. 

Por isso, pensando na experiência de conhecer cada cantinho da cidade maravilhosa, selecionamos alguns pontos turísticos chave. O objetivo é que você consiga ver a beleza esplêndida e repleta de natureza da capital aproveitar o ritmo boêmio e vida noturna agitada que todos falam.

  • Cristo Redentor: a vista mais linda que você vai ver da cidade, além de ser o mais conhecido ponto turístico local. Vale a pena a visita ao morro do Corcovado, onde o Cristo fica localizado;
  • Pão de açúcar: o morro da Urca e os bondinhos são um charme a parte. É possível curtir a vista e garantir belas fotos nessa visita;
  • Parque Lage: cenário rodeado de natureza e ao lado do Jardim Botânico. Um ótimo passeio cultural e opção incrível para tirar fotos;
  • Feira de São Cristóvão: oficialmente batizada de Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristóvão é um pedacinho do Nordeste na cidade. Lá você encontra muita animação, como comida boa e shows diversos;
  • Gávea: durante o dia, a famosa Pedra da Gávea é ótima opção para trilha. Já a vida noturna é garantida pela presença de muitos barzinhos e restaurantes badalados;
  • Santa Tereza: um dos mais tradicionais bairros cariocas abriga o charmoso e icônico Bonde de Santa Tereza e o Parque da Ruínas. Vizinho do bairro boêmio Lapa, é sem dúvidas um dos grandes cenários da cidade.

Petrópolis: Feche o roteiro para o Rio de Janeiro com chave de ouro 

Para quem vai passar um tempo mais longo na capital carioca e quer fechar a viagem com chave de ouro, nossa dica bônus é indispensável. Um bate e volta para Petrópolis é a cereja no bolo do seu roteiro para o Rio de Janeiro.

Petrópolis é conhecida como “Cidade Imperial” e fica a mais ou menos uma hora e meia da capital carioca, na região serrana. Possui um clima super fresco e ameno, além de cativar com seu clima histórico e passeios agradáveis.

A cidade possui um roteiro turístico único que você pode fazer pé, pois os pontos mais visitados da cidade são bem próximos um do outro. Nossas dicas para esse passeio são: visitar o Museu Imperial, conhecer a Casa Santos Dumont e por fim fazer o tour cervejeiro da cidade na Cervejaria Bohemia.

Se hospede em uma casa Welhome!

Com esse roteiro para o Rio de Janeiro sua viagem vai ser perfeita e você vai conseguir aproveitar de tudo um pouco que o destino tem a oferecer! Mas que tal melhorar ainda mais essa experiência se hospedando em uma das nossas casas?

Nossas casas são aconchegantes e equipadas, acesse nosso catálogo e encontre a casa perfeita para você! Temos uma equipe especializada pronta para te atender. Fale com a gente!

Compartilhe com amigos

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Outros Posts