Como está o Litoral de São Paulo depois das chuvas?

Conhecido por suas praias encantadoras e pela proximidade da capital,o litoral do estado de São Paulo é um destino muito procurado. Em datas comemorativas ou ao longo do ano, a região é sempre uma opção desejada pelos paulistanos. No último réveillon, por exemplo, a região do litoral de São Paulo recebeu mais de 2 milhões* de turistas.

*Análise realizada pelas prefeituras dos municípios do Litoral Norte de SP (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba)

O grande volume de turistas observado na virada do ano, se repetiu no Carnaval. No entanto, o maior temporal já registrado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) mudou as perspectivas daquele feriado. O que era para ser só folia, se transformou em momentos tristes diante dos deslizamentos de terra e alagamentos, afetando milhares de pessoas. Abaixo, vamos falar um pouco sobre o que ocorreu e trazer um panorama atual da região.

Relembre o que aconteceu no litoral

Depois de uma forte chuva no dia 20 de fevereiro, diversos alagamentos e deslizamentos de terra foram registrados na região do litoral de São Paulo. Dessa forma, o fenômeno natural deixou pessoas desabrigadas e causou enorme comoção para o local.

As quatro cidades do Litoral Norte de SP decretaram situação de calamidade pública. Dentre elas, a cidade de São Sebastião foi a mais prejudicada, especialmente nos bairros de Juquehy, Barra do Sahy e Barra do Una. Assim, mais de 1.000 famílias ficaram desalojadas e, por alguns dias, até o trânsito para a região ficou impossibilitado pelo volume de lama nas estradas. 

A procura pelo litoral de São Paulo hoje

Após um tempo e esforço coletivo das cidades e do Poder Público Federal, o litoral de São Paulo, hoje, já é novamente um destino amplamente procurado.

Dentre os locais afetados, Caraguatatuba, cidade que fica a 175 km da capital de São Paulo, foi a que menos sofreu. Por lá, você encontra infraestrutura para recepção nas praias, como quiosques. Além disso, é uma cidade que fica entre Ubatuba e São Sebastião, possibilitando que você, durante sua viagem, você conheça essas outras cidades também.

Embora tenha registrado pontos de alagamento durante o Carnaval, a recuperação de lhabela aconteceu de maneira rápida. O acesso à cidade é feito via balsa, saindo da cidade de São Sebastião. Por isso, independente do período do ano que você vá visitar essa cidade pequena e charmosa, é importante acompanhar o tempo e as condições para a travessia. Você pode conferir em tempo real aqui e planejar o seu horário de chegada e partida. 

De todos os lugares atingidos, São Sebastião foi a cidade mais afetada. Por alguns meses, a rede hoteleira da cidade deu suporte na recuperação local oferecendo seus leitos para os desabrigados, em um formato de parceria com a prefeitura. Com isso, foram necessários quase 6 meses após as chuvas para que o ritmo da cidade começasse a se normalizar.

Apesar disso, São Sebastião segue como referência em praias bonitas e charmosas, além de contar com o bairro de Maresias, destino imperdível aos visitantes.

Conheça o Litoral de São Paulo com a WelHome

Além das cidades citadas, a WelHome possui outras opções em litoral para que você aproveitar dias memoráveis com quem ama. Além do desconto válido para o mês de agosto, a época já é ótima para começar a planejar o próximo feriado.

Que tal aproveitar o 7 de setembro e planejar um período de descanso em família? Na WelHome você encontra opções de casas de acordo com a sua necessidade e preferência. Confira as opções a seguir e vida dias incríveis em uma casa WelHome!

Compartilhe com amigos

Share on Facebook
Share on Twitter
Share on Linkdin
Share on Pinterest

Deixe um comentário

Inscreva-se em nossa Newsletter:

Outros Posts